quarta-feira, 29 de abril de 2009

João Carlos Callixto

O Carlos Paião está longe de ser um dos meus artistas preferidos, mas há que reconhecer que foi um intérprete e compositor de grande e bem diversificado talento. Sem dúvida, um dos nomes mais importantes da música ligeira portuguesa.

Carlos Paião é, porventura, o único compositor/intérprete, nos anos 80, a revitalizar a canção ligeira portuguesa, que desde o 25 de Abril padecia de mal crónico e que desde a sua morte voltou a padecer do mesmo problema...

8 de Março de 2008

http://guedelhudos.blogspot.com/2008/03/dia-mundial-da-floresta.html

terça-feira, 21 de abril de 2009

Herman na Homenagem a Carlos Paião em Ílhavo


Bamos Lá Cambada


Além de escrever algumas músicas para Herman José, de onde se destaca "Canção do Beijinho", voltaria a colaborar com Herman José em "Hermanias " onde foi o autor das músicas do personagem Serafim Saudade. Voltaria a colaborar no programa "Humor de Perdição" de 1988.

Em 1986, Carlos Paião foi convidado pela editora a escrever um hino não oficial da Selecção Portuguesa de Futebol que se apurou para o Mundial do México.

"Bamos lá cambada" é interpretada por Estebes (personagem de Herman, conhecido já desde os tempos do "Tal Canal") e por Carlos Paião, Alexandra, Luís Represas, Dany Silva e por um coro constituído por Diana, Vitorino, Marco Paulo, Peter Petersen e Jorge Fernando.
---

Em 1986 Herman José na pele do famoso locutor desportivo do norte José Estebes lança o repto nacionalista em vinil "Bamos Lá Cambada" para que os nossos rapazes lá no México fizessem boa figura... Infelizmente fizeram figuras de urso no que foi considerado o desastre de Saltilho (espécie de Alcácer Quibir do Futebol, aliás até perdemos com Marrocos). Nada no entanto fazia prever tal desenlace e apoio foi o que não faltou...Para este "Hino" José Estebes teve a melhor equipa de sempre, senão vejamos: o grande Carlos Paião (música, texto), um quarteto de óptimos solistas (Luis Represas, Alexandra, Dany Silva, Carlos Paião) e ainda como partipantes do coro alguns nomes sonantes (Marco Paulo, Vitorino e Jorge Fernando). Como é agora habitual dizer - Foi melhor o resultado (o disco) que a exibição! Para quem sempre foi apreciador do nosso saudoso Carlos Paião aqui fica um excerto da letra que vem impressa na contracapa: "...Tragam as gaitas, as bandeiras e a pomada / Vamos dar-lhes uma abada / Ensinar-lhes o que é bom / Vamos mostrar a esses escarafunchosos / Em momentos gloriosos / Quem é a nossa selecção..."

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Festival da Canção do Illiabum Club


6º FESTIVAL - 15-12-1978

Em Dezembro de 1978 realizou-se no Atlântico Cine-Teatro, em Ílhavo, o VI Festival da Canção do Illiabum Clube.

Paião participou com dois temas. "Canto de Guerra" foi a vencedora do Festival enquanto "Eu Quero Cantar a Vida" ficou em 4º lugar. Também recebeu o prémio de melhor intérprete.

No ano seguinte participou como compositor tendo escolhido Peter Petersen para defender as canções. Também foi convidado na edição de 1982.
Em Dezembro de 1988 realizou-se uma homenagem póstuma a Carlos Paião na última edição do Festival da Canção do Illiabum Club.

http://ramalheira.do.sapo.pt/festival/festival.htm

ÍLHAVO

Apesar de ter nascido em Coimbra os seus pais eram originários de Ílhavo.

Em 18 de Janeiro de 2009 realizou-se o espectáculo de homenagem "Carlos Paião - Uma Vida de Canções ".

domingo, 19 de abril de 2009

Gabriel Cardoso




Tímido - Gabriel Cardoso (Single, Ovação, 1985) [lado A]
Engarrafamento - Gabriel Cardoso (Single, Edisom, 1982) [lado B do single "Oh Meu Amor"]

Engarrafamento
Tímido

Ana


Quando Mais Te Bato/Mesmo Assim - Ana (Single, Rossil, 1981)

O primeiro single de Ana foi "Sonha Comigo". O tema era uma versão de um tema estrangeiro mas foi adaptado para português por Carlos Paião. Muitas vezes aparece a indicação errada de que é um tema original de Carlos Paião.  O lado B, "Férias No Taiti", é uma outra adaptação de Carlos Paião.

Estes quatro temas aparecem no álbum "Tenho Sede de Amar" (edição Rossil, 1982) onde aparece mais uma adaptação de Carlos Paião: "Pois É".

sábado, 11 de abril de 2009

António Sala


O álbum "Microfone e Voz" inclui o tema "A Um Amigo" com letra de António Sala e Música de Carlos Paião.

O álbum "Histórias", editado em 1993, inclui o tema "Pecado Capital" de Carlos Paião.

O grupo de António Sala - Maranata - gravou o tema "Minha Escola" de Carlos Paião no álbum "Cores da Música" de 1982.

António Sala esteve ligado à editora Rossil onde nomes como Ana e Alexandra gravaram temas de Carlos Paião. É ainda um dos nomes envolvidos no programa "O Foguete" e seu grande amigo.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Vasco Rafael



O Fado É Fixe/Algum Lugar - Vasco Rafael (Single, RT, 1982)

Ah, Fadista.../Lisboa É Um Malmequer - Vasco Rafael (Single, Orfeu, 1985) SINP 44

4 temas gravados:
O Fado É Fixe
Algum Lugar
Ah, Fadista...
Lisboa É Um Malmequer

("Lisboa É Um Malmequer" tem letra de Mário Martins)