domingo, 20 de fevereiro de 2011

Carlos Paião e Fotobiografia de Maria do Deserto

CARLOS PAIÃO

Carlos Paião teve de nascer em Coimbra porque o parto foi de cesariana e englobava algum risco. Viveu em Ílhavo (terra dos pais) até aos 7 anos. Por questões profissionais do Pai foram viver para Lisboa onde estudou.

Era músico autodidacta tendo começado a tocar desde muito cedo. Estudou Medicina em Lisboa tendo acabado o curso por conselho de familiares. Formou-se em 1982/3 mas nunca chegou  a exercer embora tenha feito alguns trabalhos da faculdade no Hospital de Cascais e noutros.

Deixou cerca de 600 canções. A editora chegou a pensar lançar um livro com as letras mas o projecto não seguiu para a frente.

CURIOSIDADES

Várias vezes foi realçada a actualidade das letras na entrevista à Rádio Portugas.

Canta a canção "Vinho do Porto" com Candida Branca-Flor, no Festival da Canção realizado no Porto, porque ela assustou-se com o tamanho da letra. No CD que acompanha a Fotobiografia, da autoria de Maria do Deserto, aparece uma versão instrumental desse tema que foi encontrada pela mãe do cantor numa cassete antiga.


FOTOBIOGRAFIA

A autora diz que Carlos Paião merecia um LIVRO com qualidade. O objectivo principal foi deixar um testemunho do artista. Trata-se de uma obra de luxo em edição limitada. Com o tempo irá tornar-se uma edição mais valiosa e não será reeditada neste formato.

A obra tem 260 fotografias. Muita da informação e fotografias foram recolhidas junto dos Pais do cantor que ainda estão vivos.

A preparação do trabalho durou cerca de 2 anos. Maria do Deserto teve várias situações em que começava a tocar música de Carlos Paião no rádio quando recebia chamadas de familiares do cantor.

Maria do Deserto lançou o repto para que cada vez mais pessoas conheçam a música de Carlos Paião.

[Alguns dados obtidos nas entrevistas de Maria do Deserto à TSF e Rádio Portugas]

Sem comentários: