quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Intervalo

Já está à venda o  livro "Intervalo – Biografia de Carlos Paião", de Nuno Gonçalo da Paula (ISBN 978 972 780 323 1).

Depois da publicação da biografia do compositor Nóbrega e Sousa, Nuno Gonçalo da Paula prossegue as suas investigações no campo da música portuguesa contemporânea com a biografia do cantor e compositor Carlos Paião, falecido com apenas 30 anos, vítima de um acidente de viação. Nascido a 1 de Novembro de 1957, em Coimbra, Carlos Paião viveu a infância em Ílhavo, onde escreveu, aos oito anos, a primeira quadra e, um ano volvido, a primeira composição. Em Lisboa, tornou-se um médico apaixonado pela música. As suas letras forma cantadas por artistas consagrados, como Amália Rodrigues, Fafá de Belém, Nicolau Breyner, Raul Solnado, Herman José, Florbela Queiroz, Joel Branco, ou Lenita Gentil. Vencedor de vários prémios, destaca-se o Festival RTP da Canção de 1981, com o inesquecível Play-Back. O criador de O senhor extraterrestre e Eles foram tão longe editou treze singles e dois LPs, entre 1981 e 1988. A obra inclui numerosos testemunhos, entre os quais os dos pais, esposa, António Sala, Eládio Clímaco, Florbela Queiroz, Herman José, Joaquim Letria, Maria Barroso Soares, Ramon Galarza e o já falecido Raul Solnado.

Nota: Em breve iremos actualizar algumas das colaborações de Carlos Paião que não estão completas neste blog. Discos de nomes como Rodrigo, Cândida Branca-Flor, Fernando Pereira, entre outros.

4 comentários:

J. Pereira Matos disse...

Boas!Pois eu já comprei e está bem melhor e muitíssimo mais barato que um outro livro que existiu. Este está claramente bem documentado e com bom gosto. Vale a pena. J. Pereira Matos-Vagos

bpt disse...

São obras com características diferentes mas ambas pretendem lembrar a vida e obra de Carlos Paião.

yör disse...

O jornalista Joaquim Letria apresenta no próximo dia 5 de Novembro, às 17 horas, na Fnac Chiado em Lisboa, a biografia do cantor e compositor Carlos Paião (1957-1988), de Nuno Gonçalo da Paula.

Anónimo disse...

Está a decorrer um passatempo no Facebook da Âncora Editora, com oferta de exemplares do livro, para assinalar os 54 anos do nascimento do cantor e compositor Carlos Paião (1 de Novembro de 1957 – 26 de Agosto de 1988): www.facebook.com/ancoraeditora