quinta-feira, 30 de junho de 2016

Broa de Mel

Os Broa de Mel gravaram o tema "Em Lua de Mel" da autoria de Carlos Paião (LP, Discos CVS, 1987).


Em Lua de Mel (1987)


"Conhecemo-nos num programa festival, namorámos e depois do nosso casamento fizemos vários concertos como amadores. Éramos convidados para fazer as primeiras partes dos cantores profissionais, onde conhecemos a Amália Rodrigues, Carlos Paião, José Cid, Paco Bandeira, Cândida Branca Flor… Mas foi preciso deixarmos Rio Tinto e irmos para Lisboa fazer a nossa carreira. Em conversa connosco, o Carlos Paião chegou a dizer: “É pena porque vocês sabem muito bem o que andam a fazer e há poucos duos.” Convencemo-nos e começamos a fazer contactos para ir ao Festival da Canção de 1982." Vivacidade

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Inéditos

Os pais de Carlos Paião com Nuno da Câmara Pereira, Ana e Mário Martins

Nomes que gravaram inéditos de Carlos Paião após o seu falecimento:

- José Alberto Reis participou no Festival RTP da Canção de 1989 com "Palavras Cruzadas" que nunca foi gravado. Também cantou o tema "Sol Maior" que foi gravado em 1994, no disco "Alma Rebelde.

- Ana que foi dos primeiros nomes a cantar Carlos Paião gravou o tema "ilusão" no seu álbum de 1989.

- O álbum "Microfone e Voz" de António Sala, de 1989, inclui o tema "A Um Amigo" com letra de António Sala e música de Paião.

- Mísia gravou, em 1991, o tema "Ai Que Pena" de Carlos Paião e Mário Martins.

- José da Câmara gravou o tema "Ai Fadinho" em 1991.

- Nuno da Câmara Pereira gravou em 1992 o tema "A Marcha do Castelo",

- A cantora Alexandra Cruz gravou em 1993 três inéditos: "Amigos eu voltei", "A vida quer, a vida Manda" e "Vamos parar o tempo". "Amigos eu voltei" foi o tema com que Carlos Paião concorreu ao Festival da Canção de 1980 mas sem ser apurado.
- O álbum "Histórias" de António Sala, de 1993, inclui o tema "Pecado Capital".

- O cantor Pedro Vilar gravou os temas "Talvez", "Canção da Última Idade" e "Beijo Roubado".

- O segundo volume do projecto "Novo Canto Português" de Pedro Brito, lançado em 2008, inclui o tema "Tempo". 

- O tema "O Novo Povo" não chegou a ser gravado por Amália mas em 2016 foi gravado penta cantora Yolanda Soares.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Yolanda Soares

"O Nosso Povo", um tema de Carlos Paião que Amália chegou a gravar mas que nunca foi editado, é o tema de apresentação do novo álbum da cantora Yolanda Soares.

"O Nosso Povo", single do meu novo álbum, que foi estreado no "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades", está a chegar ás 1000 visualizações no youtube com apenas dia e meio de exposição. . Partilhem o quanto puderem o meu vídeo, e se puderem, ou quiserem, comentem mesmo no youtube , e não somente aqui, para que possam ficar os vossos comentários registados no canal do vídeo .

O meu álbum, para quem me tem perguntado, sai em Setembro com muitas mais surpresas que ainda não desvendei e anunciarei os espectáculos nessa altura .Obrigada queridos amigos pelo vosso carinho, apoio e divulgação do meu trabalho e aqui está o link do video onde podem deixar comentários: https://www.youtube.com/watch?v=B3-EZpZ3EYQ

Yolanda Soares: Estou de coração cheio depois de ler o comentário dos pais de Carlos Paião, e quero agradecer ao Miguel Meira por me ter dado esta alegria. Como não estou a conseguir responder ao Sr Carlos Teles Paiao (na sua página do facebook), respondo aqui na minha página que me sinto honrada de ter recebido este elogio da família do Carlos Paião. Apaixonei-me por este tema no instante que o ouvi, na voz de Amália, e disse-me tanto, e de tal forma, que o escolhi imediatamente para ser a "cara" desta minha nova caminhada e ser o single deste CD (mesmo após ter recebido tantas opiniões contrárias do que seria melhor para sair como single..) . Eu segui o meu instinto e quis "vesti-lo" de grande nobreza artística e simbolismo. Fi-lo á minha maneira. Vejo-o com beleza tal, e com uma grandiosidade de conteúdo que pensei imediatamente na "Joanina". Porque no poema de Paião senti Camões, senti história,senti sabedoria, senti grandeza, senti a alma portuguesa, senti esperança, senti sensualidade, senti romantismo, senti dor, senti paixão, senti uma nação. OBRIGADA!

Carlos Teles Paião: Queremos aqui manifestar a Miguel Meira os nossos maiores agradecimentos por nos ter dado a conhecer esta magnífica interpretação de "O Nosso Povo" por Yolanda Soares que achamos belíssima neste vídeo deslumbrante. Parabéns aos autores, músicos e técnicos que conceberam esta autêntica maravilha.


Yolanda Soares Royal Fado
 O NOSSO POVO
 Letra e música : Carlos Paião
 Arranjos: Chris Marshall

 O nosso povo não chora
 Fala de amores e suspira
 Teve uma rosa de sonho e agora
 Fala que o sonho é mentira
 O nosso povo tem asas
 Dentro de uns olhos tão fundos
 Pode fazer outros sonhos e casas
 Pode inventar outros mundos
 Por isso se canta
 Por isso se peca
 Por isso a garganta está seca
 Por isso se dança ao sabor da aventura
 Por isso a esperança perdura
 Como se a vida quisesse
 Como se o povo coubesse
 Numa canção de ternura
 O nosso povo não sabe
 Todas as coisas que eu sei
 Tem uma réstia de luz onde cabe
 Todo o amor que eu lhe dei
 O nosso povo é um rio
 Diz-nos de cór a lição
 Dêem-lhe remo, uma vela, um navio
 e outros mares surgirão
 Por isso se canta
 Por isso se peca
 Por isso a garganta está seca
 Por isso se dança ao sabor da aventura
 Por isso a esperança perdura
 Como se a vida quisesse
 Como se o povo coubesse
 Numa canção de ternura

Videoclip do single " O nosso Povo" https://www.youtube.com/watch?v=B3-EZpZ3EYQ

Nomes como Mário Martins ou Henrique Feist tinham anteriormente destacado esta composição  de Carlos Paião que pode ser ouvida no youtube desde há alguns anos.