sábado, 4 de julho de 2009

Sem Playback - Novas Vozes Carlos Paião


Uma turma de produção de eventos da Restart produziu, em 3 de Julho de 2008, no Cabaret Maxime, um espectáculo dedicado à música portuguesa da década de 80. O mote passou por uma homenagem a Carlos Paião. Tratou-se de um concurso, onde oito concorrentes interpretaram oito musicas deste músico.

http://santosdacasa.blogspot.com/2008/06/concurso-para-lembrar-carlos-paio.html

Sem playback: novas vozes para Carlos Paião

Tirem do armário as sabrinas, os macacões azul-piscina, o casaco brilhante... Não, não é uma cena dos anos 80...não vamos para o arraial mas sim para a discoteca. O som “cool” made in Portugal para mostrar que a canção portuguesa não é só festival.

No início da década de 80 as ondas hertzianas traziam até nós os primeiros acordes da Pop que se fazia “no estrangeiro”, ao mesmo tempo nascia o rock português e o festival RTP da canção era instituição nacional acima de qualquer suspeita. Por essa altura, um dos mais prolíferos compositores e letristas portugueses escrevia algumas das canções que viriam a definir o imaginário da canção ligeira portuguesa dos anos 80.

Tendo concluído a licenciatura em Medicina, na Universidade de Coimbra, Carlos Paião cedo abandonou a carreira por amor à música, nas palavras do cantor “prefiro ser um bom músico, ao invés de ser um mau médico”. Dono de um humor inteligente, ainda hoje actual, tornou-se o cérebro e a mão por detrás do repertório de figuras eminentes do entretenimento nacional, chegando a escrever por exemplo para Amália Rodrigues, conhecida apreciadora das suas letras.

Sem promover um saudosismo bucólico ou nostálgico da memória de Carlos Paião, Sem Playback quer relembrar e dar a conhecer às gerações mais novas um pouco da obra deste artista que, durante a sua curta carreira compôs mais de 500 canções.

Sem playback é um concurso / espectáculo musical em que 8 concorrentes / cantores interpretarão outras tantas canções de Paião. A originalidade e criatividade serão os critérios preponderantes para a avaliação das interpretações. Uma banda suporte assegurará ao vivo a base instrumental, trabalhando novos arranjos, trazendo para a actualidade a riqueza e diversidade do repertório do autor.

A música salta depois para a pista de dança, onde um colectivo de Djs vai redescobrir e desenterrar outros tesouros da canção ligeira portuguesa das últimas décadas.

O espectáculo realizar-se-á no dia 3 de Julho de 2008 no Cabaret Maxime em Lisboa.

http://www.myspace.com/semplayback

(ouvir versões "Sem Playback" de "Cinderela" e "Zero A Zero")

http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=55714872

“Podes não saber cantar, nem sequer assobiar”... mas vais ter de ser criativo e muito original se o “Sem Playback” quiseres ganhar. Esta é a condição para o concurso/ espectáculo musical organizado por uma turma da Restart, escola de criatividade e novas tecnologias, em que oito concorrentes se propõem interpretar oito canções de Carlos Paião.

“Queremos contribuir para a construção da memória da música ligeira portuguesa, ora através da recuperação da sua história, ora procurando relembrar uma personalidade de relevo, dando voz a novos artistas”, garante a Turma3. (Time Out)

Sem comentários: