terça-feira, 30 de junho de 2009

Zaida Cardoso

Quem não se lembra do "Play-back", da "Canção do Beijinho", da "Marcha do Pião das Nicas" ou da "Cinderela"? Músicas de Carlos Paião que agradaram e continuam a agradar pequenos e graúdos de hoje e de outros tempos. Conheça melhor o artista que marcou a música portuguesa.

Carlos Paião, cantor e compositor português, foi um dos artistas mais multifacetados do seu tempo e deixou profundas marcas na música portuguesa. Compôs todo o tipo de músicas desde temas galardoados no Festival da Canção ("Play-back"), ao hino [não oficial] da Selecção Portuguesa de Futebol em 1986 ("Bamos lá, Cambada!"), passando pelos êxitos do conhecido Serafim Saudade.

A 26 de Agosto de 1988 Carlos Paião perdeu a vida num trágico acidente, a caminho de um espectáculo em Leiria, na antiga EN1, actual IC2. Na altura, surgiu o boato de que na ocasião do seu funeral não estaria morto mas sim em coma, no entanto a violência do acidente por si só nega o boato, já que a sobrevivência seria impossível. O boato sobre o facto de o artista ter sido sepultado vivo permanece até aos dias de hoje mas, em entrevista ao SAPO, Zaida Cardoso, viúva de Carlos, explica que era impossivel ele ter sobrevivido ao acidente.

Antes de morrer, Carlos Paião estava a preparar um novo álbum intitulado "Intervalo", que acabou por ser editado em Setembro desse mesmo ano, e cujo tema de maior sucesso foi "Quando as nuvens chorarem", tema favorito de Zaida Cardoso com quem esteve casado 7 anos.

Hoje, passados 20 anos da sua morte, é lançada uma biografia oficial com toda a história de Carlos Paião.

Reportagem: Rita Afonso e Frederico Batista / Sapo 03/12/2008

Video

http://videos.sapo.cv/bSiqlG9YOHdcYaWroFAK

Cassete com os temas "Quando As Nuvens Chorarem", "Perfume", "Cegonha" e "Lá Longe Senhora". http://joaocomemasfala.blogs.sapo.pt/2007/12/

2 comentários:

andre disse...

Susana André lança o livro "Mitos Urbanos e boatos" (onde analisa mais de 80 rumores), e cujo ponto de partida foi uma reportagem feita para a SIC.

Outro [boato] forte é o do caixão arranhado por Carlos Paião. A esposa do cantor, médica de profissão, despistou a Susana André qualquer dúvida a respeito dessa eventualidade.

Boatos: efeitos perigosos
DINA MARGATO/JN

Diana Soneca disse...

Um blogue em honra do meu padrinho e onde oiço falar da minha madrinha e a vejo depois de tantos anos sem saber dela.. afinal ainda é viva..